Eni Plenitude começa a construir seu maior parque solar na Espanha

A Eni Plenitude, empresa italiana de energia, começou a construir seu maior parque solar na província espanhola de Badajoz (localizada na fronteira com Portugal). Batizado de Renopool, o complexo terá capacidade instalada de 330 MW e produção anual de 660 GWh. Para critério de comparação, o sistema hidroelétrico de Furnas, responsável por 40% da energia consumida no Brasil, possui a capacidade instalada de 1200 MW onde são gerados 4.089 GWh por ano. De acordo com a empresa, cerca de 200 mil lares espanhóis serão abastecidos anualmente pela Renopool.

O CEO da Plenitude, Stefano Goberti, disse que a construção da usina solar representa o “compromisso da Plenitude com as energias renováveis espanholas” e que o parque será construído com as “melhores tecnologias disponíveis”, incluindo módulos bifaciais, estruturas de rastreamento solar e inversores centrais. “Operamos cerca de 400MW de usinas eólicas e fotovoltaicas, (temos) mais de 1.000MW em construção e mais de 2.000MW em desenvolvimento”, completou Goberti. De acordo com o executivo, hoje a Plenitude possui cerca de 300 mil clientes somente na Espanha e 10 milhões na Europa.

A energia solar está em franco crescimento na Espanha. Em 2018 a capacidade instalada no país estava em 4771 MW (metade do que Minas Gerais tem hoje) e em 2023 chegou a 24.647 MW - um crescimento de mais de 500%. Atualmente aproximadamente 100 mil espanhóis trabalham no setor.

Anterior
Anterior

Executivos do setor energético otimistas para 2024