EUA adicionou 20,2 GW de capacidade de geracao eletrica no primeiro semestre de 2024
No primeiro semestre de 2024, os Estados Unidos adicionaram 20,2 GW de capacidade de geração elétrica, com a energia solar liderando o crescimento. O país continua a descarbonizar sua matriz elétrica, com previsões de adições recordes de capacidade até o final do ano.
De acordo com o último Inventário Preliminar Mensal de Geradores Elétricos, desenvolvedores e proprietários de usinas de energia adicionaram 20,2 gigawatts (GW) de capacidade de geração elétrica em escala de utilidade nos Estados Unidos durante o primeiro semestre de 2024. Essa nova capacidade é 21% maior (3,6 GW a mais) do que a capacidade adicionada durante os primeiros seis meses de 2023. Com base nos dados mais recentes, desenvolvedores e proprietários esperam adicionar outros 42,6 GW de capacidade no segundo semestre do ano.
Assim como em 2023, a energia solar foi responsável pela maior parcela da nova capacidade de geração operacional nos Estados Unidos durante o primeiro semestre de 2024. As adições solares totalizaram 59% (12 GW) de todas as adições, o que representa uma excelente notícia para o consumidor americano, uma vez que a energia solar tende a ser mais barata que as formas tradicionais de geração elétrica. Texas e Flórida representaram 38% das adições solares dos EUA. A instalação solar e de armazenamento Gemini de 690 megawatts (MW) em Nevada e o Projeto Solar Lumina de 653 MW no Texas foram os maiores projetos solares que entraram em operação nos primeiros seis meses de 2024.
Em segundo lugar vêm as adições de capacidade de armazenamento via baterias, que representaram 4,2 GW (21%). As adições de baterias foram concentradas em quatro estados: Califórnia (37% do total dos EUA), Texas (24%), Arizona (19%) e Nevada (13%). A capacidade de armazenamento de baterias de 380 MW na Gemini e o Eleven Mile Solar Center de 300 MW no Arizona foram os dois maiores projetos que entraram em operação no período.
A energia eólica representou 12% (2,5 GW) das adições de capacidade nos EUA. Os projetos Canyon Wind (309 MW) e Goodnight (266 MW), ambos localizados no Texas, foram os maiores projetos eólicos que entraram em operação no primeiro semestre do ano. A energia nuclear também aumentou nos Estados Unidos durante 2024, com a Unidade 4 (1.114 MW) na usina nuclear de Vogtle, na Geórgia, iniciando as operações comerciais em abril, tornando Vogtle a maior instalação nuclear do país e a única com quatro reatores funcionais.
Geração "Aposentada"
A "aposentadoria" da capacidade de geração elétrica dos EUA desacelerou em 2024. Os geradores retiraram de operação 5,1 GW de capacidade produtiva no primeiro semestre do ano, frente a 9,2 GW no mesmo período em 2023. No primeiro semestre de 2024, mais da metade (53%) das "aposentadorias" utilizavam o gás natural como combustível, seguido por carvão com 41%. Apesar da desaceleração, o perfil dos modais aposentados mostra que os americanos continuam firmes na busca por descarbonizar sua matriz elétrica.
O que esperar até o final do ano?
Os desenvolvedores planejam adicionar 42,6 GW de nova capacidade nos Estados Unidos no segundo semestre de 2024. Quase 60% dessa capacidade planejada é de energia solar (25 GW), seguida por armazenamento em bateria (10,8 GW) e eólica (4,6 GW).
Se as concessionárias adicionarem toda a capacidade solar que estão planejando atualmente, tais adições totalizarão 37 GW em 2024, um recorde e quase o dobro dos 18,8 GW do ano passado.
As concessionárias também podem adicionar uma quantidade recorde de capacidade de armazenamento de bateria este ano (15 GW) se todos os projetos em andamento forem concluídos até janeiro de 2025. Os projetos de armazenamento no Texas e na Califórnia atualmente respondem por 81% da nova capacidade.
Também espera-se a "aposentadoria" de cerca de 2,4 GW de capacidade, incluindo 0,7 GW de carvão e 1,1 GW de gás natural.
Acesso à Energia Renovável em Casa
Através da geração distribuída, muitos brasileiros podem obter descontos na conta de luz utilizando energia solar, contribuindo para um ambiente mais limpo. Deseja saber como? Entre em contato conosco pelo WhatsApp.