Se produzir energia está ficando mais barato, porque o preço da conta de luz aumenta?
Como já mencionamos anteriormente neste blog, produzir eletricidade está ficando cada vez mais barato, especialmente no caso das energias renováveis como a energia solar e a eólica. Contudo, apesar disso, a sua conta de luz continua a subir ano após ano. Por que isso acontece?
A resposta é simples: o custo de transmissão e distribuição da eletricidade está aumentando. Esses custos, que podem ser observados no gráfico ao lado, estão diretamente ligados à entrega de energia ao consumidor final, mas possuem diferenças significativas. Enquanto a transmissão lida com a alta tensão e se beneficia de economias de escala, a distribuição se refere à parte da rede que fornece energia para sua casa, operando em baixas tensões. Vale ressaltar que a distribuição é muito mais cara que a transmissão.
Um exemplo claro dessa diferença de custo pode ser visto nos EUA. O país possui cerca de 320.000 quilômetros de linhas de transmissão, mas quase 9.000.000 de quilômetros de linhas de distribuição, representando cerca de 2/3 do custo do fornecimento de eletricidade.
Alguns modais energéticos, como o nuclear, podem ajudar a reduzir os custos de transmissão, mas mesmo que houvesse um pequeno reator em cada cidade, isso não resolveria o aumento dos custos de distribuição. Então, o que torna a distribuição tão cara e como podemos resolver isso?
A construção de infraestrutura para transmissão e distribuição é extremamente cara, mas o custo marginal da utilização dessa infraestrutura é zero. O problema central é que precisamos construir e manter instalações para atender aos picos de demanda (como por exemplo no horário noturno), mas, em média, utilizamos apenas uma parte pequena da capacidade instalada.
Em outras palavras, os custos de capital para a construção da infraestrutura de transmissão e distribuição têm de ser amortizados em relativamente poucas unidades de energia, o que torna a distribuição dispendiosa. Para reduzir esses custos, precisamos suavizar a demanda. É aqui que os recursos energéticos distribuídos (DERs, do inglês Distributed Energy Resources) podem ajudar.
Os DERs podem gerar energia barata localmente ou transferir o consumo para horários em que haja excesso de capacidade disponível. Isto ajuda os consumidores a usar mais eletricidade com menos capacidade de rede, podendo proporcionar significativos descontos na conta de luz. Tecnologias como baterias domésticas, carregamento inteligente de veículos elétricos, energia solar doméstica combinada com armazenamento, entre outras, podem melhorar significativamente o fator de carga e reduzir os custos de distribuição.
Os custos de distribuição não serão resolvidos sem recursos distribuídos. Em outras palavras, uma solução "centralizada" não resolverá um problema que requer descentralização. A solução para tais custos passa por produzir e armazenar energia o mais localmente possível.
Entender o porquê do aumento nas contas de luz, mesmo com a queda nos custos de produção de energia, é essencial para desenvolver soluções eficazes. A descentralização da produção e armazenamento de energia, por meio dos DERs, apresenta-se como uma abordagem promissora para reduzir os custos de distribuição e, consequentemente, as contas de luz dos consumidores.
Acesso à Energia Renovável em Casa
Através da geração distribuída, muitos brasileiros podem obter descontos na conta de luz utilizando energia solar, contribuindo para um ambiente mais limpo. Deseja saber como? Entre em contato conosco pelo WhatsApp.