Como as baterias ajudam na descarbonização
Como é sabido, o grande problema (e talvez o único) das energias renováveis é a sua intermitência: o sol não ilumina durante 24 horas seguidas e não há garantias que o vento soprará na mesma intensidade ao longo do dia. Porém, tanto a energia solar quanto a eólica tem um aliado importante que são as baterias e, felizmente, sua produção e capacidade de armazenamento vem se expandindo.
É o que diz um recente estudo da Agência Internacional de Energia (IEA). "Em menos de 15 anos, os custos das baterias caíram mais de 90%, um dos declínios mais rápidos já vistos em tecnologias de energia limpa". Hoje, o setor energético é responsável por mais de 80% da procura global por baterias. No ano passado, a utilização de baterias no setor de energia aumentou mais de 130% em relação a 2022, adicionando um total de 42 gigawatts (GW) aos sistemas elétricos do mundo.
De acordo com Fatih Birol, Diretor Executivo da IEA, “os setores da eletricidade e transportes são dois pilares fundamentais para reduzir as emissões (de carbono) com rapidez suficiente para cumprir as metas acordadas na COP28”. Em resumo, a importância das baterias está na expectativa que elas fornecerão as bases para a eletrificação dos automóveis e reserva de eletricidade da energias solar e eólica pois, como foi dito no início do texto, ambas são intermitentes.
A combinação de baterias baratas com painéis fotovoltaicos já mostra competitividade em algumas partes do mundo. Na Índia, por exemplo, a junção de ambos produz energia mais em conta do que as usinas de carvão do país. A IEA acredita que nos próximos anoso mesmo acontecerá na China e nos EUA. Assim, pode-se dizer que as baterias estão mudando o jogo em favor das energias renováveis de forma consistente.
Porém, ainda é preciso que as baterias e aprimorem bastante que as metas de descarbonização globais sejam cumpridas até o final da década. Para que tais objetivos sejam cumpridos a capacidade de armazenamento dos dispositivos precisam aumentar muito. A IEA estima que para triplicar a capacidade mundial de energia renovável até 2030, serão necessários 1 500 GW de armazenamento de energia, dos quais 1.200 GW deverão ser provenientes de baterias.
A produção mundial de baterias mais que triplicou nos últimos três anos, sendo a China responsável pela maioria dos dispositivos fabricados. No entanto, de acordo com a IEA, 40% dos planos anunciados para a expansão da produção estão vindo de economias avançadas, como os Estados Unidos e a União Europeia. Se todos estes projetos forem executados, essas economias terão produção quase suficiente para satisfazer as suas próprias necessidades até 2030.
Deseja ter um desconto na sua conta de luz? Entre em contato conosco pelo whatsapp: https://w.app/azpower