Geracao de eletricidade via reatores cresce em 2023

A geração de eletricidade nuclear aumentou em 2023, com mais reatores em operação, construções e expansões globais, destacando-se como uma fonte confiável de energia limpa e de baixo carbono para o futuro energético global.

O World Nuclear Performance Report (Relatório Anual de Desempenho Nuclear Mundial) mostra um aumento na geração global de eletricidade nuclear e nos fatores de capacidade média para 2023, destacando o excelente desempenho da frota global de reatores nucleares, conforme apresentado no relatório da World Nuclear Association. Uma variedade de extensões de operação, atualizações e reinicializações está incluída nos estudos de caso do relatório. Seguem os principais destaques:


Aumento da geração de eletricidade nuclear em 2023

A geração global de eletricidade pelo modal nuclear aumentou para 2602 TWh em 2023, ante 2544 TWh em 2022, fornecendo 9% da eletricidade mundial. Os reatores nucleares ficam atrás apenas da energia hidrelétrica entre as fontes de energia limpa.

A França permanece sendo o país mais "atômico" em termos proporcionais, onde mais de 60% da eletricidade foi gerada por energia nuclear em 2023, contribuindo com 42 TWh.

Em média, os reatores operaram com 81,5% de sua capacidade em 2023, um aumento de 1% em relação ao ano anterior. Além disso, os reatores nucleares evitaram a emissão de 2,1 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera em 2023, caso a mesma quantidade de eletricidade tivesse sido gerada com carvão, um volume superior às emissões anuais de quase todos os países, exceto China, EUA e Índia.


Expansão global da energia nuclear

Atualmente, 64 reatores em 15 países estão em construção. Além disso, mais de 20 países, como Gana, Polônia e Filipinas, estão em vários estágios de desenvolvimento de políticas para permitir a construção de suas primeiras usinas nucleares.

Sobre o relatório, a Dra. Sama Bilbao y Leon, Diretora Geral da World Nuclear Association, disse: “Nosso relatório mostra que a energia nuclear continua sendo um dos meios mais confiáveis ​​de fornecimento de energia limpa para a rede. O excelente desempenho contínuo da frota global de reatores, a rápida implementação de novas centrais nucleares nos Emirados Árabes Unidos e o crescimento contínuo da geração na China são evidências claras de uma indústria de alto desempenho.

Sobre o futuro, ela comentou: “A indústria nuclear global está preparada para um período de grande expansão. Na COP 28, 25 países assinaram a declaração para triplicar a capacidade nuclear global até 2050. De forma empolgante, há novos reatores entrando em operação e planos para novas construções em uma gama diversa de países. (...) Nosso Relatório de Desempenho indica que os reatores construídos agora produzirão energia confiável e livre de carbono por décadas.

O relatório também inclui dados sobre novas conexões de rede e inícios de construção:

  1. Cinco reatores foram conectados à rede pela primeira vez em 2023 nos seguintes países: China, Eslováquia, EUA, Bielorrússia e Coreia do Sul.

  2. Seis novas usinas nucleares tiveram sua construção iniciada em 2023: cinco na China e uma no Egito.

  3. A Ásia tem sido um destaque significativo no aumento da geração nuclear, com mais de dois terços dos 64 reatores atualmente em construção localizados na região, sendo a China responsável por 30 desses reatores.

  4. O continente africano está avançando rapidamente no cenário nuclear global, com o projeto El Dabaa no Egito levando a África a se posicionar à frente da América do Norte, América do Sul e Europa Ocidental e Central em termos de participação de reatores em construção.


Acesso à Energia Renovável em Casa

Através da geração distribuída, muitos brasileiros podem obter descontos na conta de luz utilizando energia solar, contribuindo para um ambiente mais limpo. Deseja saber como? Entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Entre em contato pelo WhatsApp

Anterior
Anterior

Artico: o principal projeto energetico de Vladimir Putin luta para atrair clientes

Próximo
Próximo

O investimento em energia limpa este ano devera ser o dobro do montante destinado aos combustiveis fosseis