Geracao de energia solar e eolica nos EUA supera a nuclear pela primeira vez
No primeiro semestre de 2024, a geração combinada de energia solar e eólica nos Estados Unidos superou pela primeira vez a energia nuclear, marcando um avanço significativo na transição para energias renováveis. Esse aumento é impulsionado por um crescimento acelerado na capacidade instalada dessas fontes, refletindo um futuro promissor para a energia limpa e barata.
A geração combinada de eletricidade proveniente de parques solares e eólicos nos Estados Unidos ultrapassou a produção de usinas nucleares pela primeira vez no primeiro semestre de 2024, consolidando as energias renováveis como a principal fonte de energia limpa no país.
De acordo com o think-tank Ember, a energia elétrica vinda dos modais fotovoltaicos e eólicos no primeiro semestre de 2024 atingiu um recorde de 401,4 terawatts-hora (TWh), em comparação com 390,5 TWh gerados pelos reatores nucleares. Essa conquista representa um marco significativo nos esforços dos Estados Unidos rumo à transição energética, e é também uma boa notícia para os consumidores americanos, que devem perceber uma redução na conta de luz, dado que os modais renováveis tendem a ser mais econômicos.
Ritmo Acelerado
Tudo indica que esse ritmo deve continuar acelerando. As concessionárias energéticas da América do Norte seguem aumentando sua capacidade solar e eólica mais rapidamente do que qualquer outra fonte de geração. 2024 parece destinado a ser o primeiro ano em que a maior parte da eletricidade nos EUA virá de fontes renováveis (hidro, solar, eólica), superando as demais formas de energia limpa, incluindo a nuclear.
Para ilustrar o rápido avanço da transição verde, entre 2015 e o final de 2023, a geração mensal combinada de eletricidade de parques eólicos e solares administrados por concessionárias de serviços públicos superou a produção de usinas nucleares nos EUA apenas em três ocasiões: em abril e maio de 2022 e em abril de 2023. No entanto, somente este ano, a produção solar e eólica superou a produção nuclear nos últimos quatro meses consecutivos, resultando em uma geração de eletricidade 3% superior à nuclear durante o primeiro semestre de 2024. No mesmo período do ano passado, os reatores nucleares superaram a produção solar e eólica em 9%.
No primeiro semestre de 2024, a geração de eletricidade por ativos solares e eólicos foi de 149,6 TWh e 251,7 TWh, respectivamente. Em comparação ao primeiro semestre de 2023, houve um aumento de 30% na geração solar e 10% na eólica. Por outro lado, a produção de energia atômica cresceu apenas 3,4% no mesmo período. Esse cenário é favorável para a descarbonização da matriz energética, embora seja importante lembrar que o modal nuclear também é uma forma de energia limpa.
Tendências na Capacidade Instalada
A capacidade instalada é o principal fator determinante do potencial de geração de eletricidade nos EUA. Nos últimos cinco anos, a capacidade de energias renováveis superou amplamente o crescimento das demais fontes de energia.
De 2018 a 2023, a capacidade de geração de energia solar aumentou 168%, alcançando 139 gigawatts (GW), enquanto a capacidade eólica cresceu 56%, totalizando 148 GW, segundo dados da Ember. Em contrapartida, a capacidade instalada dos reatores nucleares teve uma redução de 4% no mesmo período. No entanto, mesmo com essa diminuição, houve um aumento de 40% na capacidade geral de geração de eletricidade limpa, atingindo aproximadamente 483 GW.
A capacidade total de geração de combustíveis fósseis também sofreu uma queda, diminuindo 3,7% entre 2018 e 2023, para 775 GW. Destaca-se a redução na geração de eletricidade a partir do carvão mineral, que caiu 23%, reafirmando que o carvão é a forma de produção energética mais problemática.
Conforme a U.S. Energy Information Administration (EIA), em 2024, as concessionárias planejam adicionar mais 34 GW de capacidade solar, enquanto a capacidade de geração eólica deve permanecer praticamente estável. Se esses planos forem concretizados, isso significaria que a capacidade solar poderia superar a capacidade eólica pela primeira vez.
Dado que a geração nuclear nos EUA provavelmente permanecerá estável, o potencial combinado de geração solar e eólica parece destinado a obter mais ganhos em relação a outras formas de energia limpa, consolidando as energias renováveis como a principal fonte de eletricidade limpa nos EUA.
Acesso à Energia Renovável em Casa
Através da geração distribuída, muitos brasileiros podem obter descontos na conta de luz utilizando energia solar, contribuindo para um ambiente mais limpo. Deseja saber como? Entre em contato conosco pelo WhatsApp.