Gra-Bretanha: Fundo Nacional de Riqueza do pais iniciara investimentos "verdes" imediatamente

O Reino Unido estabeleceu um ambicioso fundo nacional para direcionar bilhões em investimentos verdes, mirando na transformação de sua infraestrutura e economia. Descubra como esse movimento estratégico pretende liderar uma revolução sustentável.

Lançamento do Fundo Nacional de Riqueza

O Reino Unido lançou um fundo nacional multimilionário para impulsionar o investimento verde e o desenvolvimento de infraestruturas, num esforço para fazer crescer a economia. Até o momento, foram alocados 7.3 bilhões de libras esterlinas (quase 50 bilhões de reais) no fundo via cofres públicos para que investimentos sejam feitos em áreas como portos, indústria transformadora, energias renováveis e fábricas de baterias (entre outros) cujo o grande foco do fundo será a descarbonização da economia britânica.


Foco em Aço Verde e Energia Renovável

A Secretária do Tesouro do Reino Unido, Rachel Reeves, anunciou que o novo Fundo Nacional de Riqueza, irá de imediato investir na indústria pesada do país - especialmente em áreas como o "aço verde", que faz parte de um movimento maior em direção a um processo de produção industrial mais sustentável e ecologicamente correta.

O termo "aço verde" refere-se à produção do metal utilizando métodos ecologicamente corretos e sustentáveis. Isto geralmente envolve o uso de fontes de energia renováveis (como a energia solar e eólica), a redução das emissões de dióxido de carbono e a minimização e reciclagem de resíduos durante o processo de produção. O objetivo do aço verde é tornar a produção de aço mais ecológica e reduzir o seu impacto no clima. Saiba mais sobre o aço verde.

Na terça-feira (09/07/2024), Reeves disse que o dinheiro do fundo – a ser gasto ao longo de cinco anos – seria desembolsado pelo UK Infrastructure Bank, o banco estatal de infraestrutura do Reino Unido. Ela afirmou também que haveria reformas no British Business Bank, que é supervisionado pelo Departamento de Negócios e Comércio, para “garantir que as reservas de capital institucional do Reino Unido possam ser mobilizadas” para investimentos de baixo carbono.

Em menos de uma semana estamos estabelecendo um novo Fundo Nacional de Riqueza e reunindo as principais instituições que ajudarão a desbloquear o investimento em setores novos e em crescimento”, acrescentou.

O fundo é um elemento importante no “plano de prosperidade verde” do Partido Trabalhista, que recentemente saiu vencedor das eleições no Reino Unido. No projeto há também a ideia de criação de uma nova empresa estatal chamada GB Energy que terá como foco investir em projetos de geração de eletricidade de baixo carbono - como a energia solar e eólica - e de isolamento térmico nas casas britânicas que visa reduzir a eletricidade gasta no aquecimento (inverno) e resfriamento (verão).

Os gestores públicos acreditam que o fundo pode atrair cerca de 20 bilhões de libras de dinheiro do setor privado para investimentos verdes na economia do Reino Unido. Um dos papéis do fundo consiste em assumir riscos que não são atrativos para os fundos privados em direção à descarbonização, com o objetivo de criar uma força cíclica na direção das energias renováveis.

Os 7,3 bilhões de libras provenientes do Fundo Nacional de Riqueza somam-se ao financiamento existente do UK Infrastructure Bank, que foi inaugurado em 2021 com £12 bilhões de capital e a capacidade de emitir £10 bilhões em garantias governamentais. Os trabalhistas recomendaram anteriormente que o dinheiro do fundo deveria ser concentrado em cinco áreas: aço verde, hidrogênio verde, descarbonização industrial, fábricas de baterias e portos, porém, ele também poderia ser usado para direcionar o investimento privado para “setores mais amplos” da economia.

De acordo com o Financial Times, estima-se que o Reino Unido precise de até 57 bilhões de libras até ao final da década, provenientes de fontes públicas e privadas, para atingir os seus objetivos de descarbonização industrial. Consulte o artigo completo no Financial Times.

Acesso à Energia Renovável em Casa

Através da geração distribuída, muitos brasileiros podem obter descontos na conta de luz utilizando energia solar, contribuindo para um ambiente mais limpo. Deseja saber como? Entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Entre em contato pelo WhatsApp

Anterior
Anterior

Hitachi Energy duplica investimento em energia limpa: US$ 4,5 bilhoes até 2027

Próximo
Próximo

Valuations Baixos de Empresas de Energia Limpa Estao Dificultando a Transicao Verde