Nao havera uma transicao energetica sem uma capacidade robusta de armazenamento das baterias

Não faltam notícias sobre como os projetos de energias renováveis estão ajudando a humanidade a reduzir a sua pegada de carbono. Governos, investidores e empreendedores estão respondendo à altura que um mercado que cresce um trilhão de dólares anualmente merece.

Exemplos não faltam. Recentemente, a Microsoft anunciou investimentos que podem chegar a 17 bilhões de dólares em energia limpa e dados da Bloomberg sugerem que o investimento global total para instalar energia renovável, comprar veículos elétricos, construir sistemas de produção de hidrogênio e implementar outras tecnologias limpas aumentou 17% em 2023, chegando a quase dois trilhões de dólares.

Além disso, também no ano passado, bancos multilaterais de desenvolvimento e instituições privadas disponibilizaram 900 bilhões de dólares em financiamento de projetos ligados à energia renovável. Com a necessidade de mais eletricidade limpa aumentando a cada dia que passa, também aumentam os apelos para incluir um número cada vez maior de usinas solares e eólicas na nossa matriz energética, pois, além de serem renováveis, também são fontes de eletricidade mais baratas, ajudando assim o consumidor a ter um belo desconto na conta de luz.

Por tudo isso, este é um momento apropriado para concentrar nossa atenção - e carteiras - na melhoria de uma engrenagem fundamental na cadeia de fornecimento de energia renovável – o armazenamento de baterias.


BESS: a Melhor Solução

Fazendas de baterias conectadas à rede de geração de energia renovável funcionam como "salvaguardas" para ​​quando o vento não estiver soprando ou em dias nublados. Sob o acrônimo BESS (Battery Energy Storage System - Sistemas de Baterias para o Armazenamento de Energia), tais fazendas ajudam a resguardar a eletricidade de fontes renováveis, coletando-a e armazenando-a em baterias recarregáveis ​​para uso posterior.

Quando necessário, a energia é liberada do BESS para diminuir qualquer disparidade entre geração e demanda. Um exemplo interessante dessa necessidade está na energia solar. Apesar de ser a fonte mais barata, o modal fotovoltaico só produz eletricidade durante o dia, mas é à noite que a demanda é maior. Tais sistemas podem incluir baterias de chumbo-ácido, baterias de íon-lítio, de fluxo, de alta temperatura e de zinco, juntamente com infraestrutura auxiliar.





Necessidade de Investimento em Armazenamento

Se a humanidade deseja se livrar dos combustíveis fósseis, a necessidade de baterias eficientes não pode ser subestimada, especialmente em casos de economias gigantescas, como a China e a Índia. Naturalmente, ambos os países estão injetando bilhões no BESS. No ano passado, os indianos ofereceram incentivos de quase 500 milhões de dólares e atraíram 20 bilhões da mesma moeda em capital de risco e financiamento empresarial. A China também caminha na mesma direção. No final de 2024, projeta-se que a China tenha 30,1 GW de armazenamento, principalmente em baterias de íons de lítio.

Do ponto de vista das emissões globais, o que Pequim e Nova Delhi fazem em relação ao armazenamento é de extrema importância. Mas também é encorajador ver que eles não são os únicos países levando o assunto a sério. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), 42 GW de capacidade de armazenamento de baterias foram implantados globalmente.

Os EUA devem dobrar sua capacidade de armazenamento em 2024, chegando a 30 GW. Na Europa, o Reino Unido é o líder de mercado BESS, com a maior capacidade instalada e perspectivas de crescimento, de acordo com a Aurora Energy Research. A capacidade de armazenamento de baterias do país deverá expandir-se para 24 GW até 2030. A boa notícia para os brasileiros é que como nossa maior fonte de eletricidade é a matriz hidrelétrica e nossas represas funcionam como gigantescas baterias, não acredito que o Brasil precisará fazer grandes investimentos na tecnologia.



Para que a transição energética global seja bem-sucedida, é crucial investir em tecnologias de armazenamento de baterias. As energias renováveis, especialmente a energia solar e eólica, dependem de sistemas eficientes de armazenamento para garantir um fornecimento contínuo de energia limpa e barata. Governos e investidores devem continuar a apoiar o desenvolvimento do BESS para alcançar um futuro sustentável.


Acesso à Energia Renovável em Casa

Através da geração distribuída, muitos brasileiros podem obter descontos na conta de luz utilizando energia solar, contribuindo para um ambiente mais limpo. Deseja saber como? Entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Entre em contato pelo WhatsApp

Anterior
Anterior

China aposta em energias renovaveis para alcançar sua independencia energetica

Próximo
Próximo

Falta de profissionais ameaça travar o progresso na transição energética global