Os custos ocultos que ameacam a transicao energetica
Explorando os desafios financeiros da transição para energias renováveis: os custos ocultos podem ameaçar os objetivos climáticos globais? Veja o que os especialistas dizem sobre o futuro econômico da sustentabilidade.
Objetivos Ambiciosos e Custos Inesperados
O mundo estabeleceu objetivos ousados para a expansão das energias renováveis e das tecnologias de baixo carbono com o objetivo de combater as alterações climáticas. Desde o roteiro Net Zero até 2050 da Agência Internacional de Energia (AIE), que teve como meta que 90% da eletricidade mundial venha das energias renováveis, até o objetivo da UE de reduzir as emissões em 55% nesta década, os países estão correndo para remodelar os seus sistemas energéticos.
No entanto, aumentam as preocupações de que os custos desta transição massiva se revelem muito mais elevados do que o previsto há apenas alguns anos. Será que os decisores políticos, as empresas e os consumidores subestimaram de maneira grosseira os custos ocultos? De acordo com um estudo realizado por analistas da Barclays, as estimativas de quanto custará a transição verde variam de um total de 100 trilhões de dólares a 300 trilhões de dólares entre agora e 2050. “Para critério de comparação, o atual Produto Interno Bruto global anual é de cerca de 100 trilhões de dólares”, observaram os analistas.
Subestimando os Verdadeiros Custos
O economista Marco Annunziata, co-fundador da Annunziata + Desai Advisors, acredita que “a questão chave é que o custo econômico que estamos dispostos a pagar" para a transição verde "é raramente abordado." Annunziata, que também é ex-economista-chefe da General Electric Company, argumenta que o público abraçou a transição sem transparência sobre seu verdadeiro custo. “Mesmo que os gestores públicos estejam convencidos de que enfrentamos uma ameaça existencial, ainda sim eles deveriam ter sido mais claros desde o início, com a população sobre quanto isso vai custar”, disse ele. "A mensagem que eles deram foi: não se preocupem, porque as energias renováveis são, na verdade, mais baratas, por isso podemos chegar lá mais rapidamente e quase sem custos e... isso é claramente falso".
Crescimento dos Custos e Implicações Econômicas
Marc Ostwald, economista-chefe da ADM Investor Services, aponta para inúmeras despesas crescentes que já estão sendo percebidas. Os custos de insumos para matérias-primas como lítio, níquel e cobalto registraram picos de preços surpreendentes de 100-700% entre 2020-2022, de acordo com dados da IRENA (órgão da AIE para energias renováveis). Além disso, os custos de energia para a indústria europeia aumentaram mais de 60% nesse período. Custos significativos de infraestruturas, desde a modernização de fábricas até à instalação de redes de carregamento de veículos elétricos e terminais de importação de LNG, também sobrecarregam os orçamentos.
Perspectivas e Estratégias para o Futuro
Mesmo com a queda acentuada dos custos da eletricidade proveniente de modais renováveis, como a energia solar e eólica - o que permitiu um forte crescimento da capacidade de geração, a maioria dos analistas concorda que o mundo deve aumentar significativamente os investimentos em energia limpa para cumprir as metas climáticas. Ostwald acredita que os custos da transição têm enfrentado uma forte resistência do público, devido ao fato de que o preço de quase tudo ter subido nas principais economias. "O fato é que os consumidores querem ser 'verdes', mas estão agora ainda menos dispostos a arcar com os custos depois de a inflação ter corroído os orçamentos familiares", diz ele.
Para mitigar os custos, a Agência Internacional de Energia recomenda uma maior coordenação política global. Novos modelos de financiamento, como créditos fiscais, obrigações verdes e o redirecionamento dos subsídios aos combustíveis fósseis, poderiam proporcionar um impulso fundamental, embora também sejam necessários avanços tecnológicos que melhorem a capacidade de armazenamento, a reciclagem de minerais e produtos químicos alternativos para baterias.
Acesso à Energia Renovável em Casa
Através da geração distribuída, muitos brasileiros podem obter descontos na conta de luz utilizando energia solar, contribuindo para um ambiente mais limpo. Deseja saber como? Entre em contato conosco pelo WhatsApp.