Investimentos em energia limpa atingirao US$ 2 trilhões em 2024, o dobro do que em combustiveis fosseis

Todos os investimentos em energia limpa (tecnologias e infraestrutura) somados devem chegar a 2 trilhões de dólares, quase o dobro do montante destinado aos combustíveis fósseis. É o que diz a Agência Internacional de Energia (AIE) em seu relatório anual chamado World Energy Investment.

Custos mais baixos e cadeias de abastecimento melhoradas estão alimentando investimentos globais em geração de energia renovável, veículos elétricos, energia nuclear, armazenamento - entre outros. Em contrapartida, um pouco mais de um trilhão será destinado às tecnologias "sujas" como carvão, gás e petróleo. A alocação de capital em energias renováveis ​​ultrapassaram os investimentos em combustíveis fósseis pela primeira vez no ano passado.

“O investimento em energia limpa está batendo novos recordes, mesmo em condições econômicas desafiantes, destacando a dinâmica por detrás da nova matriz energética global. Por cada dólar investido hoje em combustíveis fósseis, quase dois dólares são investidos em energia limpa”, afirmou o Diretor Executivo da AIE, Fatih Birol.

Liderança Global e Desigualdade nos Investimentos em Energia Limpa

O país que mais investe em energia limpa é a China. Como já escrevemos aqui anteriormente, o país vê nas energias renováveis uma forma de alcançar sua independência energética. Espera-se que o país gaste 3,7 vezes mais em novos projetos ligados às energias renováveis do que o montante previsto em combustíveis fósseis. A Europa vem em segundo lugar, com cerca de 370 bilhões de dólares em investimentos em energia limpa, seguida pela América do Norte, com 315 bilhões. Este último continua a ser o maior investidor em combustíveis fósseis. No Oriente Médio, África e na Eurásia, os gastos com combustíveis fósseis ainda são superiores ao da geração descarbonizada.

“Os principais motivadores do aumento dos gastos com energia limpa são as considerações acerca de segurança energética e busca por redução de custos", disse Birol. Sobre este último ponto, vale a pena ressaltar que eletricidade proveniente de modais limpos, especialmente energia solar e eólica, significam descontos na conta de luz dos consumidores.

Já as economias emergentes e em desenvolvimento, por outro lado, estão ficando para trás. De acordo com o relatório, no caso de projetos de armazenamento em bateria (os chamados BESS), por exemplo, para cada dólar que as economias avançadas e a China investem na tecnologia, outras economias emergentes e em desenvolvimento alocam apenas um centavo. Leia mais sobre a importância do armazenamento de energia.

Desafios e Recomendações para o Futuro Energético

A energia solar deverá dominar os investimentos este ano e prevê-se que o mundo invista cerca de 500 bilhões de dólares nesta tecnologia. Para a AIE, os grandes motivos do protagonismo do modal fotovoltaico são a queda dos preços dos painéis e seu ganho de eficiência.

A queima de carvão, gás natural e petróleo para produzir eletricidade e calor é a maior fonte de emissões globais de CO2 e, por isso, são os principais impulsionadores do aquecimento global. O consumo mundial de combustíveis fósseis mais do que duplicou nos últimos 50 anos. Em 2023, todos os três gases de efeito estufa mais potentes – dióxido de carbono, metano e óxido nitroso – atingiram níveis recordes.

Por ser a principal fonte de emissões globais, o setor da energia é peça-chave para enfrentar o desafio climático mundial. A AIE instigou os países a suspender novos projetos de campos de gás e petróleo, argumentando que esta é a única forma de manter vivo o cenário de emissões líquidas zero até 2050. É importante que o consumidor também faça sua parte para zerar as emissões CO2, escolhendo se associar a empresas que produzem energia limpa, como a AZ Power.

Acesso à Energia Renovável em Casa

Através da geração distribuída, muitos brasileiros podem obter descontos na conta de luz utilizando energia solar, contribuindo para um ambiente mais limpo. Deseja saber como? Entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Entre em contato pelo WhatsApp

Anterior
Anterior

Tecnologia Suica reduz residuos radioativos de usinas nucleares em 80%

Próximo
Próximo

Transicao Energetica pode criar uma frota de navios fantasmas: O que o futuro reserva para o transporte marítimo?