O enorme crescimento global das energias renovaveis ate 2030 devera igualar toda a capacidade energetica das principais economias atuais
As energias renováveis, lideradas pela energia solar, estão a caminho de suprir metade da demanda global de eletricidade até 2030. Esse crescimento igualará a capacidade atual de energia das principais economias globais, segundo a AIE.
De acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), impulsionado principalmente pela energia solar, o crescimento das energias renováveis está a caminho de suprir quase metade da demanda global de eletricidade até o final desta década. Isso se deve a políticas de apoio e à competitividade econômica das energias limpas, o que deve fazer com que a capacidade de energia renovável do mundo aumente significativamente até 2030, quase igualando a capacidade energética atual de China, União Europeia, Índia e Estados Unidos combinados.
O relatório Renewables 2024, a principal publicação anual da AIE sobre o setor, conclui que o mundo adicionará mais de 5.500 gigawatts (GW) de nova capacidade de energia renovável entre 2024 e 2030, quase três vezes o aumento observado entre 2017 e 2023.
China e Índia como líderes do crescimento
A China será responsável por quase 60% de toda a nova capacidade renovável instalada até 2030, tornando-se o país com quase metade da capacidade total de energia renovável do mundo, uma alta em comparação aos 33% que detinha em 2010. Enquanto a China lidera em volume, a Índia se destaca pela velocidade de crescimento, aumentando sua capacidade renovável em ritmo acelerado.
Energia solar e eólica dominam o cenário
Em termos de tecnologias, a energia solar fotovoltaica será o destaque, representando 80% do crescimento da capacidade renovável global até 2030. Esse crescimento se deve à construção de grandes usinas solares e ao aumento das instalações solares em telhados, tanto em empresas quanto em residências. O setor de energia eólica também deverá dobrar sua taxa de crescimento entre 2024 e 2030, em relação ao período entre 2017 e 2023. Esses dois modais já são as opções mais baratas para gerar eletricidade na maioria dos países.
Renováveis impulsionadas pela competitividade
“As energias renováveis estão crescendo mais rápido do que os governos conseguem definir metas”, disse o diretor executivo da AIE, Fatih Birol. Isso ocorre não apenas devido à necessidade de reduzir as emissões e melhorar a segurança energética, mas também porque as renováveis são a forma mais barata de gerar eletricidade na maioria dos países.
Este crescimento, especialmente o da energia solar, transformará os sistemas elétricos globalmente até 2030. O mundo está a caminho de adicionar 5.500 gigawatts de energia renovável, quase o mesmo que a capacidade atual de China, União Europeia, Índia e Estados Unidos somados. Até o final desta década, espera-se que as energias renováveis atendam metade da demanda global de eletricidade.
Acesso à Energia Renovável em Casa
Através da geração distribuída, muitos brasileiros podem obter descontos na conta de luz utilizando energia solar, contribuindo para um ambiente mais limpo. Deseja saber como? Entre em contato conosco pelo WhatsApp.